Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Especialista dá dicas para recrutamento remoto eficiente

Karina Cavalcanti, da Conceito 3W, explica os passos que não podem ser deixados de fora em um processo seletivo online

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Com a ampliação do trabalho remoto, um dos maiores desafios das empresas hoje em dia é o de realizar processos seletivos assertivos a distância. O quanto estar longe dos candidatos pode impactar uma decisão e maximizar os erros na hora da contratação?

De acordo com Karine Cavalcanti, especialista em Recrutamento e Seleção e sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, existem alguns passos que devem ser seguidos para que o recrutamento online tenha bons resultados.

“O primeiro passo é a preparação. Comece selecionando um descritivo com todas as características da vaga para mapear o quanto o seu candidato está alinhado com a oportunidade. Depois, prepare-se para fazer a entrevista. Saiba por que você está entrevistando essa pessoa e use o bate-papo apenas para explorar a comunicação, postura e energia, e não para ouvir o currículo dele”, aconselha.

A preparação também é o momento de antecipar para o candidato tudo o que ele precisa saber para se preparar para a conversa. Ou seja, é preciso enviar um mini passo a passo explicando o horário, local e/ou qual ferramenta ele precisa ter para acessar tranquilamente o bate-papo e, se possível, o link para ingressar direto.

Karine recomenda, para humanizar a entrevista e enxergar além do papel, fazer a pergunta de ouro para qualquer candidato. “ O que você tem orgulho de contar que o seu currículo não consegue mostrar?”, aponta.

Na hora do papo com o candidato, é necessário quebrar o gelo e gerar conexão, usando o tom de voz para passar energia de alguma forma. A especialista recomenda que o recrutador tenha clareza do momento atual dele e investigue se o trabalho remoto é uma opção momentânea ou de longo prazo.

“É importante deixar claro no começo da conversa que você compreende que qualquer imprevisto pode acontecer durante o bate-papo. A internet pode cair, alguém pode ligar, chamar, gritar e surgir. É normal, acontece com qualquer um. Isso vai mostrar que o candidato pode confiar em você e ser transparente o tempo todo”, explica Karine.

Um último passo sugerido pela especialista é lembrar que um recrutamento online também requer feedback para o candidato. “Seja justo e entenda que por trás de todo o processo seletivo existe uma alma aguardando ansiosamente por uma resposta. Seja sim ou não, o importante é alinhar expectativas. Defina uma data para o retorno e a cumpra”, conclui.

Sobre Karine Cavalcanti

Sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, e criadora da metodologia que encanta candidatos e conquista a confiança de empresas por todo o Brasil. Tem 10 anos de experiência em Recrutamento & Seleção, já tendo entrevistado mais de 6 mil pessoas ao longo dos anos. Para mais informações, acesse https://www.conceito3w.com.br/ ou pelo instagram https://www.instagram.com/conceito3w/