Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Especialista aponta cinco soluções tecnológicas de baixo custo para auxiliar empreendimentos

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, acreditar que a tecnologia exige um alto investimento é um pensamento do passado

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

O empreendedorismo está cada vez mais presente na vida das pessoas e com a evolução constante da tecnologia, muitos empresários estão percebendo a importância de contar com soluções tecnológicas para seus negócios.

No entanto, empresários e gestores ainda acreditam que para ter acesso a essas soluções é necessário gastar muito dinheiro. “Felizmente, essa não é mais uma verdade absoluta. Com o surgimento de novas ferramentas e recursos, é possível encontrar soluções tecnológicas eficientes e acessíveis para diferentes tipos de empreendimentos”, afirma Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band.

Franco ressalta ser importante os empreendedores estarem sempre atualizados sobre as opções disponíveis no mercado e saberem como aproveitar ao máximo essas soluções em seus negócios, sem precisar gastar muito.

De acordo com o CEO da Alphacode, existem cinco maneiras simples para empreendedores aproveitarem a tecnologia no dia a dia, maximizando lucros e produtividade. “A primeira dica é utilizar ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Trello, Asana ou Monday.com. Essas soluções permitem que os gestores organizem as tarefas, acompanhem o progresso de cada projeto e mantenham a equipe alinhada, evitando as constantes falhas de comunicação”, revela.

O especialista aponta a automação de marketing como mais uma das principais soluções tecnológicas que não exigem um grande investimento. “Essa estratégia permite que as empresas criem e gerenciem campanhas de marketing de forma automatizada, reduzindo a necessidade de intervenção manual e tornando o processo mais eficiente. Plataformas como o Mailchimp, HubSpot e RD Station oferecem uma série de recursos, como a criação de e-mails personalizados e automatizados, segmentação de clientes de acordo com seus interesses e comportamentos, além da geração de leads de forma mais eficiente. Essas ferramentas possibilitam o monitoramento de desempenho de suas campanhas em tempo real, permitindo ajustes e otimizações para obter os melhores resultados”, relata.

Para Franco, ferramentas que auxiliam na comunicação interna se encaixam como a terceira solução de baixo custo e são um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. “Uma equipe que se comunica bem pode trabalhar de forma mais integrada e produtiva, o que resulta em melhores resultados para a empresa. Uma das soluções mais populares para comunicação interna são aplicativos como o Slack e o Microsoft Teams. Essas plataformas permitem que as pessoas se comuniquem com agilidade por meio da troca de mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e colaborações em tempo real. Com esses aplicativos, os empreendedores podem criar canais específicos para cada projeto, o que facilita a comunicação e o trabalho em equipe”, pontua.

Em quarto lugar, o especialista aponta as soluções de armazenamento em nuvem. “São ferramentas que se tornaram extremamente populares nos últimos anos, principalmente por sua praticidade e segurança. Ao adotar plataformas como Google Drive, Dropbox ou OneDrive, os empreendedores podem armazenar seus documentos e arquivos na nuvem, o que torna o acesso e o compartilhamento desses dados muito mais fácil e seguro”, declara.

Por último, mas não menos importante, Rafael Franco aponta a importância da utilização de ferramentas de análise de dados. “Com soluções como o Google Analytics e o Power BI é possível coletar e analisar dados de diversas fontes, como o site da empresa e redes sociais, entendendo o comportamento dos clientes. Com essas informações em mãos, os empreendedores podem tomar decisões mais embasadas, identificando áreas que precisam ser melhoradas, oportunidades de crescimento e estratégias mais eficazes para a empresa”, finaliza.

Sobre Rafael Franco

Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.

Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @Alphacode