Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Plano de negócios é item indispensável para enfrentar o concorrente

É nele que deve estar contida uma análise completa dos concorrentes antes mesmo de se aventurar em um determinado segmento

Autor: Vanessa AlonsoFonte: A Tarde UOLTags: empresariais

Para ter sucesso no mundo do empreendedorismo, um plano de negócios é item indispensável. Inclusive, é nele que deve estar contida uma análise completa dos concorrentes antes mesmo de se aventurar em um determinado segmento. 

Neste ponto, não basta apenas analisar quem são os concorrentes diretos, mas também os indiretos e até os substitutos. No caso dos indiretos, hoje é possível relacionar a internet. “Com a tecnologia avançando, há mais lojas virtuais e sites que não deixam de competir”, pondera o professor da Unifacs, Eduardo Gandarela. 

Já quando se fala de concorrentes substitutos, deve-se considerar aqueles que, apesar de não oferecerem o mesmo produto, podem vir a suprir a necessidade do consumidor caso não encontre o que procura. “Se a pessoa vai montar uma lanchonete, ela tem que observar, por exemplo, se há alguma baiana de acarajé nas redondezas, pois pode competir por consumidores nesta área de lanches”, alerta o analista do Sebrae, Michelangelo Lima. 

Parceria

De acordo com ele, o primeiro passo na hora de fazer a análise da concorrência é fazer essa listagem incluindo todos os negócios relacionados. Em seguida, é aconselhável fazer um comparativo sobre o que é possível oferecer, em relação ao que já está disponível no mercado. Neste caso, é possível considerar uma vasta lista de itens que inclui preço, qualidade, prazo de pagamento, estrutura física, garantias, assistência técnica e até horário de atendimento, por exemplo. 

Feito isso, é válido ressaltar também que, nem sempre, o concorrente precisa ser visto como um inimigo. “Ele pode ser um parceiro, sobretudo para pequenos negócios que podem se associar e trabalhar em redes, principalmente para competir com as grandes marcas do mercado. É possível montar estratégias para comprar e vender em conjunto, além de investir em marketing”, aconselha Michelangelo.