Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Dicas valiosas de gestão que lhe ajudarão a alcançar a excelência profissional

Seguem as dicas dadas por mim e minha visão de como elas podem ser aplicadas no mercado, de modo à alcançarmos eficiência organizacional

Autor: Pablo de PaulaFonte: Administradores.com

 Às vezes nos atentamos demais as coisas complexas e nos esquecemos das simples, não é verdade? Perdemos clientes, fornecedores, colaboradores, etc. Tudo isso pelo simples fato de não fazermos “o feijão com arroz bem feito”.

Elaborei algumas dicas simples, de modo a evitarmos erros banais que possam vir a ocorrer, segue:

60% de toda a comunicação humana é não verbal (linguagem corporal) e 30% é o seu tom.

Por isso é importante possuir um bom Marketing Pessoal. Ou seja, não é aquilo que pensamos de nós mesmos e sim aquilo que as pessoas pensam sobre nós. Cuidar da imagem é fundamental. Muitas vezes nos dedicamos a adquirir conhecimento: A ler livros, a participar de palestras, seminários e preservamos e damos muito valor ao intelecto, mas intelecto é apenas 10% da comunicação, então para a imagem, não conta muito.

Para ter um bom marketing pessoal é necessário ter:

·  Bom humor: Algo que eu penso ser fundamental para o marketing pessoal é a questão do bom humor, pessoas de bom humor conseguem ir além da excelência.

·  Liderança: Saber servir as pessoas e ter abnegação por elas. Além disso, o líder influencia as pessoas e tem o poder de mudar as opiniões delas sobre um determinado assunto.

·  Empatia: Se colocar no lugar do outro, buscando entender seus sentimentos.

·  Espírito de equipe: É fundamental saber se relacionar com outras pessoas de forma inteligente. A união da equipe fará a empresa obter sucesso perante o mercado.

·  Confiança: Algumas pessoas possuem credibilidade com a equipe, ou seja, a reputação que ele possui com os companheiros faz com que as pessoas confiem nele.

·  Criatividade e sugestões: Possuir uma mente visionária que percebe as variáveis ao redor, ou seja, uma pessoa que enxerga onde ninguém enxergou e com suas ideias faz com que a empresa crie soluções para atender melhor tanto o público interno, quanto externo. Somente possui essa qualidade a pessoa que possui atitude.

·  Mansidão: Saber resolver problemas de forma satisfatória para todas as partes, para isso, é necessário possuir experiência, paciência e “jogo de cintura” para que os conflitos (inevitáveis em qualquer empresa) não atrapalhem o trabalho em equipe.

·  Motivação: É enxergar apenas o lado positivo das coisas. Uma pessoa motivada confia em si mesma e conhece seu valor, e possui, sem dúvidas, persistência.

·  Comunicação: É necessário trabalhar a oratória para possuirmos uma boa dicção, eloquência e entonação para que o assunto seja proferido de forma competente. É necessário também possuir um bom vocabulário para que possamos usar as palavras de forma inteligente, para isso, é importante possuirmos o hábito da leitura e escrita.

·  Ética: Significa ser uma pessoa congruente com suas ações.

·  Bondade: Ajudar as pessoas nos ajuda a sairmos de nosso egocentrismo e soberba. Em outras palavras, servir os outros nos faz crescer. As pessoas que são boas, vivem cercadas de anjos.

·  Sonhar: Consiste em traçar objetivos e tentar cumpri-los. Um homem sem sonhos está vivo por fora e morto por dentro.

·  Vestimenta: Saber se vestir é fundamental para passar uma imagem positiva. Por exemplo, se for um evento formal se vista formalmente de terno, e tenha cuidado com a barba, cabelo e sapato. É interessante frisar que uma etiqueta excessiva tende a nos transformar em seres excessivamente controlados por regras e normas, o que faz com que nossa liberdade seja afetada, nos fazendo perder nossa qualidade de nos sentirmos bem, portanto devemos equilibrar para evitarmos exageros.

Qualquer cliente pode ser conquistado e trazido para sua empresa, seja ele quem for.

Esse raciocínio é, de fato, portentoso. A autoconfiança é a chave para abrir qualquer porta. Trazendo para o mercado significa que não há cliente que não possa ser conquistado e mantido dentro de uma empresa, não importa o tamanho que ela possua, a estrutura física, a reputação no mercado, a quantidade de clientes, enfim, nada, para uma empresa conquistar e manter clientes basta atendê-los de forma eficiente e eficaz e as demais coisas fluirão naturalmente. Não devemos nos esquecer, que as grandes empresas do mundo começaram pequenas e a maioria dos grandes empreendedores começaram do zero (não nasceram em berço de ouro), sendo assim, o importante é entregar qualidade para o cliente. O bom empreendedor é aquele que nunca para de evoluir e que faz do conhecimento seu maior aliado.

Não tente enganar o cliente, vendendo uma imagem que não é a da sua empresa, em outras palavras, a honestidade é uma virtude muito valorizada pelos clientes.

A honestidade é uma qualidade fundamental em nossas vidas, haja vista, que não podemos tentar sermos aquilo que, de fato, não somos. Infelizmente em nossa sociedade vivemos uma época em que a mentira é mais valorizada do que a verdade, mas, pensando racionalmente, será que vale a pena vendermos uma imagem nossa que não é verdadeira? Penso que basta sermos nós mesmos, sem astúcias ou manipulações para “esconder” das pessoas nosso verdadeiro “ser”.

Quando for negociar com o cliente, não fique pensando apenas no lucro que você pode adquirir ao fechar a venda, mas, reserve um espaço em seu cérebro para escutar o que ele está dizendo e responda, concentradamente.

Muitas vezes nos esquecemos de ouvir o cliente. Ouvir é uma das principais habilidades que um gestor possui (e são poucos os que possuem essa habilidade). Algumas empresas perdem seus clientes simplesmente pelo fato de não escutarem o que eles tem a dizer. As empresas se preocupam com o Marketing, com propagandas caríssimas, com as finanças, com admissão de colaboradores qualificados, com desperdício de materiais, dentre outras coisas importantes, mas estão se esquecendo de ouvir aquele que mantém o negócio próspero, a saber: o cliente.

Cuidado para não ganhar o mundo inteiro e perder sua alma.

É necessário que o empresário não ganhe o mundo inteiro e perca o brio de alma e sua alegria de viver. Vou exemplificar: Na história da humanidade existem homens que ganharam o mundo inteiro e perderam sua alma, na história da humanidade existiram homens que:

Compraram o que quiseram comprar, mas, perderam o brio de sua alma;

Conquistaram reinos inteiros, dominaram mundos inteiros, mas, perderam o brio de sua alma;

Persuadiram todos ao seu redor, fizeram todos pensarem como eles, mas, perderam o brio de sua alma;

Receberam todos os elogios possíveis: Medalhas, quadros, placas, prêmios, estátuas, etc. Mas, perderam o brio de sua alma;

Pintaram quadros como ninguém, alguns irretocáveis e sublimes, mas, perderam o brio de sua alma;

Tiveram as mulheres que quiseram ter, se saciaram em suas vontades pervertidas até explodirem, mas,perderam o brio de sua alma;

Foram os verdadeiros deuses da terra, ditando as regras, normas e mandamentos que o povo era obrigado a seguir se quisesse continuar vivo, mas, perderam o brio de sua alma;

Criaram coisas inimagináveis, objetos incríveis, instrumentos que revolucionaram a história da humanidade,mas, perderam o brio de sua alma;

Desenvolveram suas mentes de forma assustadora, ao ponto de se tornarem verdadeiras enciclopédias humanas que possuíam resposta para tudo, mas, perderam o brio de sua alma;

Fizeram da matemática algo de uma simplicidade enorme, ao ponto de resolverem questões complexíssimas brincando como uma criança no auge de sua juventude, mas perderam o brio de sua alma;

Colecionaram coisas caríssimas e raríssimas, ao ponto de possuírem um museu em suas casas, mas,perderam o brio de sua alma;

Foram aplaudidos por bilhões de pessoas, pessoas estas, que mendigavam uma assinatura desses homens em um pedaço de papel, mas, no fim, esses homens que foram ovacionados por multidões, perderam o brio de sua alma;

Foram ovacionadas e presenteadas pelos reis da terra, pelo talento que possuíam, mas, perderam o brio de sua alma;

Conheço empresários que são apaixonados pelo lucro de uma forma tão exacerbada que não conseguem tempo para fazer uma simples ligação para seus pais (que eles não vêem há anos) para dizer um “oi”;

Conheço pessoas amarguradas, tristes e desmotivadas, que não conseguem ver o lado positivo em nada, mais ou menos assim: Tudo está mal, ruim, péssimo e vai piorar. Não conseguem sentir o cheiro das flores no jardim e o brilho das estrelas à noite, tampouco conseguem sorrir;

Conheço pessoas que se casaram e viram o fogo do romantismo do casamento se extinguir diante de seus olhos, sem fazer absolutamente nada, pela sua omissão e comodismo;

Conheço pessoas que são incapazes de expressar seus sentimentos pelo próximo, tendo uma face e personalidade hitleriana que o faz incapaz de amar qualquer pessoa;

Conheço pessoas que gostam de injustiças, ao ponto de se alimentarem da corrupção que impera em nosso meio, incapazes de lutarem para serem, pelo menos por um dia, as pessoas que nunca foram, a saber: Justas.;

Essas pessoas que mencionei acima estão vivas, porém, mortas, estão de pé, porém caídas, possuem tudo, mas não possuem nada.

 

Estude seu cliente e saiba dos pontos fortes e fracos que ele possui, saiba o que ele gosta e não gosta e busque surpreende-lo.

Devemos conhecer o cliente minuciosamente. O marketing do relacionamento é o marketing feito exclusivamente para fortalecer o relacionamento da empresa com o cliente. Dentre as características, cito algumas:

·  Organização: É obrigação da empresa possuir todos os dados dos clientes de forma organizada. Variáveis importantes como: Gosto de cada cliente, qual a data da última compra de cada cliente, quais foram as críticas e elogios que o cliente deixou registrado, detalhes que cada cliente possui, enfim, conhecer de perto as características dos clientes.

·  Cada cliente é único: Cada cliente deve ser atendido de uma forma diferente, personalizada.

·  Interatividade: Criar uma relação de interatividade entre empresa e cliente para que a comunicação seja mais eficiente.

·  Ter um diferencial: O que a empresa pode dar para o cliente que as concorrentes não podem?

É interessante que a empresa conheça o cliente como ninguém, para que ela possa propor soluções para seus problemas, produtos que agradem o mesmo, bem como criar um diferencial para que ele se sinta parte importante do processo.

Erros nos trazem grandes aprendizados.

As pessoas não crescem com os elogios, pelo contrário, elas crescem com as críticas. Infelizmente, somente quando chegamos ao fundo do poço é que enxergamos o quanto estávamos errados em uma decisão. No entanto, o importante é corrigir os erros, para que não mais aconteçam.

Seja astuto em seus empreendimentos.

É importante no mercado ter um pouco de “malandragem”(no bom sentido, é claro) pois estamos cercados de serpentes prontas para nos dar o bote. A experiência é algo de grande valor, principalmente no momento de resolver grandes problemas, que inevitavelmente virão.

Tenha um sonho.

Um homem tomado pelo sonho faz coisas sobrenaturais. Qualquer homem que acredita que pode realizar uma tarefa, por mais impossível que ela parece ser, está tomado pelo espírito da vitória, espírito este que, levará esse homem a se tornar um verdadeiro campeão.

Seja um homem concentrado nos momentos específicos.

Sabemos que algumas pessoas possuem dificuldades de se concentrar e “viajam” por alguns momentos, mas, isso deve ser corrigido, pois a concentração é uma qualidade e não um defeito.

Algumas dicas para melhorar a concentração:

·  Manter-se atento ao que está sendo dito de forma a não distrair-se com os fatores que ocorrem ao seu redor, sejam eles quais forem;

·  Ao assistir uma palestra, seminário, ou quaisquer outro evento da mesma natureza, é necessário ter um pensamento voltado para o aprendizado, em outras palavras, é chegar nesse ambiente pensando “estou aqui para aprender e sei que esse evento irá ajudar a enriquecer meus conhecimentos, portanto ouvirei concentradamente e sanarei minhas dúvidas com o responsável;.

·  Não ter pressa, sobrecarga mental ou inquietação, e sim paciência, tranquilidade e serenidade;

·  Ser responsável e anotar as informações importantes que ouvir, de uma forma organizada;

·  Não tentar adivinhar o que o orador irá proferir;

·  Controle seus pensamentos e não deixe que eles controlem você;

·  Tente fazer apenas uma coisa de cada vez e volte sua atenção totalmente para um trabalho específico;

·  Você não conseguirá se concentrar se não tiver suas necessidades fisiológicas supridas (fome, sede, etc.);

·  Tenha uma postura atenta e busque prestar atenção não só no orador, mas também nas mensagens não verbais que ele demonstra.

Se valorize como profissional, e não deixe que alguns clientes lhe afetem emocionalmente, em outras palavras, acredite em você.

O brasileiro é um povo que não consegue se valorizar, é impressionante a capacidade do brasileiro de possuir autoestima baixa. Somos um povo alegre, de várias etnias, criativo, forte, mas sem autoconfiança. Somos semelhantes a uma estrela que brilha mais do que todas as outras, mas, não consegue sorrir. Temos que mudar isso, é chegada a hora de deixarmos a apatia de lado para que ela dê lugar à motivação. Digo isso sem medo de errar: “Se o Brasil fosse um país mais motivado seríamos os líderes mundiais com folga, absolutamente”.

Muitas pessoas sobrevivem apenas imitando outras, ou seja, são verdadeiras cópias, mas, isso não é correto, pois, devemos criar nossos próprios pensamentos.

Use a criatividade para surpreender. Sem dúvidas as pessoas são, em sua grande maioria “pés no chão”, ou seja, nunca fazem nada diferente em suas vidas, influenciadas, muitas das vezes, pelo medo. Sendo assim, quando tomamos uma atitude diferente do padrão da sociedade, as pessoas tendem a gostar, por ser algo novo.

No mundo dos negócios é impossível não errar, em outras palavras, em qualquer negociação que nos envolvermos nunca conseguiremos atingir 100%, pois, sempre algo dará errado, mas podemos “errar com estilo”.

Sabemos que no mundo dos negócios é impossível acertar sempre, pois, os erros são inevitáveis e naturais. Mas, o interessante é que os erros nos trazem grande aprendizado, fortalecendo nossa experiência.

Saber contornar uma situação constrangedora, ou, saber contornar um equívoco antes que o cliente saia prejudicado, ou, saber como “trazer de volta” um cliente que se decepcionou com a empresa, de forma a reconquistá-lo, são procedimentos que somente aqueles que detém a experiência conseguem realizar, e, a experiência é construída com vivência e aprendizado (aprendizado com erros e acertos, no decorrer da carreira).

Estude o ambiente que você está inserido, e use-o a seu favor, observando os detalhes que podem lhe ajudar.

Seja astuto como a serpente e observador com uma águia. Sem dúvidas, é necessário conhecer muito bem o ambiente que a empresa está inserida: Fornecedores, concorrentes, governo, consumidores, etc. Após conhecer esse ambiente, a empresa montará seu planejamento estratégico com base no ambiente estudado, analisando os pontos fortes e fracos que existem nessa variável específica.

Aproveite os pontos fracos de seu concorrente para atacá-lo e estude os pontos fortes que ele possui (benchmarking) de modo a trazê-los para sua empresa.

Desenvolva seus dons, demonstrando para as pessoas que você existe e existe para fazer a diferença.

É importante frisar que um bom empreendedor é aquele que se destaca dos demais, pois, possui fatores que o diferencia da maioria, em outras palavras, algumas pessoas possuem dons especiais.

O problema é que algumas pessoas possuem esses dons, mas, eles estão ocultos, ou seja, eles ainda não foram desenvolvidos, por conta dessa questão vemos ás vezes, algumas pessoas declarando mais ou menos assim: “Ora, eu não sabia que podia fazer isso”, após realizarem uma tarefa pela primeira vez e de forma eficiente.

Sendo assim, devemos ter ousadia, intrepidez e valentia para não nos encolhermos, pelo contrário, devemos desenvolver nossos dons e nos mostrarmos para o mundo, sempre contribuindo para melhorar a vida das pessoas. 

Conquiste os amigos de seus clientes, fortalecendo seus relacionamentos.

Sabe aquele jovem rapaz que conquista uma jovem garota, de forma que ela se apaixona perdidamente por ele, mas que não consegue obter a mesma simpatia com o resto da família? Pois é, no mercado também é assim!

Muitas das vezes possuímos um cliente em nossas mãos, mas não conseguimos trazer a família que ele possui, nem tampouco os amigos dele para comprar em nossa empresa. No entanto, podemos trabalhar esse ponto negativo da empresa, tentando aproximar essas pessoas para dentro da mesma.

Estreitar os relacionamentos com essas pessoas deve ser uma das prioridades da empresa, de modo a demonstrar para essas pessoas que a empresa está disposta a tê-las como clientes e que, a mesma, fará de tudo para conseguir atingir essa meta.

Faça suas escolhas com convicção e reflexão, de modo a não se arrepender delas, pois, as oportunidades que existem em nossas vidas são únicas e devem ser estudadas inteligentemente, de modo a evitar equívocos.

Sabemos que nossas escolhas mudam nosso futuro para sempre, sendo assim, é necessário aproveitarmos as oportunidades que vierem até nós, de maneira a agarrá-las da melhor forma possível.

Valorizar as oportunidades que nos rodeiam é um dos segredos para obter sucesso em nossas vidas.

Cuidado com a imagem que você irá passar para o cliente (principalmente se for um novo cliente) ao atendê-lo. Parece simples, mas, faz uma diferença gigantesca a longo prazo.

Todos conhecemos aquela famosa expressão “a primeira impressão é a que fica” não é mesmo? Pois é, quando um cliente está chegando pela primeira vez em uma empresa, ele espera ser tratado de forma eficiente e eficaz em sua chegada, do contrário, ele não voltará a essa empresa nunca mais, principalmente se o concorrente tiver um atendimento superior, e pior do que isso, ele pode espalhar para outras pessoas sobre o mal atendimento que ele recebeu dessa empresa, comprometendo a imagem da mesma perante o mercado.

Assim sendo, é preciso ter cuidado para não darmos muita atenção para um cliente mais antigo (já conhecido e fiel à empresa) e nos esquecermos dos novos clientes.

Avance 90% do caminho e deixe que o próprio cliente avance os outros 10%, ou seja, não queira responder para o cliente a pergunta que você fez.

Trazendo para nosso cotidiano, vou compartilhar uma experiência minha com vocês: Certo dia, resolvi comprar uma impressora, sendo assim, entrei em contato com uma loja de informática de minha região e conversei com o vendedor, que me ofereceu uma boa oferta, no entanto, ele me deu um prazo de 6 horas apenas, para que eu pudesse efetuar a compra (do horário que eu liguei até o horário de fechamento do estabelecimento), me senti pressionado e não fechei a compra. No mesmo dia e no dia seguinte (levei dois dias, pois estava sem tempo para resolver e pensar em tudo em apenas um dia) entrei em contato com outras lojas e após barganhar bastante, consegui uma impressora com um bom preço e de uma ótima qualidade (melhor inclusive, do que a primeira loja que tentei comprar), ou seja, fiquei satisfeito.

Mas raciocinando sobre o texto acima, repare um fator interessante: Esse vendedor que tentou me pressionar, me forçando a comprar o produto de forma rápida, pois, do contrário, eu perderia a “grande oferta”, saiu perdendo, pois tentou forçar uma situação e não me deixou pensar, de forma tranquila.

Portanto, não cabe ao vendedor forçar o cliente a comprar um produto, de uma forma coercitiva, estipulando prazos abusivos embasado em “você vai perder a oferta de sua vida se não pensar rápido”, pelo contrário, o cliente deve ser tratado de forma cordial e ética, para que ele tome sua decisão baseado apenas na oferta que o vendedor fez a ele.

Inicie cada dia com uma nova meta.

A ansiedade do mundo moderno nos faz querer ganhar o mundo em apenas um dia, não é mesmo? Mas isso é impossível, não é mesmo? Mas então o que faremos? Que tal crescer 1% todos os dias? Penso ser possível, pois é apenas 1%, mas pense comigo, se crescermos 1% por dia, cresceremos 30 (ou 31) % por mês, que é um número consideravelmente bom. Podemos pensar outra questão, se a empresa possuir 50 funcionários e esses funcionários crescerem 1% cada um por dia, por mês, eles crescerão 1500%, e cresceram 18250% por ano. Não preciso dizer, que esses números, são capazes de levar a empresa a excelência, não é mesmo?

Um bom negociante não engana, ele cria oportunidades.

É preciso respeitar o cliente e tratá-lo de uma forma ética. Usar de mentira, manipulação e engano é errado e quem pratica tais coisas não vai muito longe. O segredo é falar a verdade, usando a criatividade para gerar um conjunto de ideias para convencer o cliente que seu produto ou serviço é de qualidade.

Gerar soluções inteligentes é a missão de qualquer empresa que existe, ou seja, a empresa existe para facilitar a vida das pessoas.

Dicas para ser um aluno muito além da excelência

Externo algumas virtudes que um aluno precisa possuir, para se tornar um aluno Excelente (com E maiúsculo):

Ser aluno não significa frequentar uma escola, absolutamente. Ser aluno é simplesmente querer aprender algo novo todos os dias, de modo a enriquecer o conhecimento.

E títulos não significam conhecimento, absolutamente. O fato de um aluno possuir alguns “papéis” a mais no currículo não significa que ele saiba mais do que aquele que não tem.

O aluno excelente é aquele que estuda dentro e fora da escola e que busca formar sua própria opinião e não aquele que apenas repete o que o professor ensina (ou seja, um aluno que possui personalidade).

Algumas dicas para se tornar um bom aluno:

·  Seja um erudito: Estude o máximo que puder, se alimente dos livros (mas saiba selecionar o conteúdo, pois existe uma gama enorme de livros “que não servem para nada” e somente alienam) e domine o máximo de assuntos que você puder (religião, política, sociologia, filosofia, antropologia, etc.) e forme sua opinião própria sobre os assuntos. Lembrando que se você atingir um nível bem elevado, superará a maioria dos “gurus” que existem por aí, haja vista que, grande parte deles são charlatães preguiçosos e possuem conhecimento limitado.

·  Tenha caráter: Antes de ter, busque ser. Antes de ser um homem bem sucedido materialmente, seja um homem bem sucedido interiormente. Examine-se a ti mesmo e se pergunte: “Quais são minhas atitudes quando ninguém está me olhando”? Se quiserem indicação de um livro para construir caráter, indico a Bíblia Sagrada, pois considero o melhor instrumento para formar um homem de verdade.

·  Conheça a história: Adentre nas profundezas da história humana. Saiba o que pensou Einstein, os faraós, os filósofos, os reis, os sábios, os socialistas, os militares da guerra, etc. Após estudar esses pensamentos, forme sua opinião e reflita o quanto nossa sociedade evoluiu ao longo do tempo, você ficará espantado ao enxergar que os problemas de hoje são os mesmos de anos atrás.

·  Não se importe com as críticas, nem tampouco se vislumbre com os elogios: De vez em quando em nossas vidas, surgem “doutores” que “acham que sabem muito” e nos criticam. Na verdade, essas pessoas são débeis e fracas e para se sentirem fortes, precisam de um combustível que não é outro senão criticar as pessoas. Com relação aos elogios recebidos digo a seguinte frase: “Aquele que necessita de elogios, perdeu totalmente a autoconfiança”.

·  Fuja das pessoas sem esperança: Pessoas negativas tendem a lhe desanimar com frases que dizem sempre a mesma coisa, a saber: “Você não vai conseguir, desista”! Essas pessoas já morreram por dentro e estão vivas apenas por fora, portanto, seja diferente delas, pois a esperança é uma virtude que apenas os sonhadores possuem.

·  Seja um pesquisador: Pesquise constantemente. A pesquisa nos ensina os caminhos para o conhecimento, a estrada é longa, mas, o final compensa o esforço.

·  Não dependa de ninguém: Seja auto-suficiente em seus estudos, pois, você não precisa de ninguém para crescer. Lembrando que isso não significa que você não possa ser ajudado por outras pessoas, pelo contrário, no entanto, uma coisa é precisar, outra coisa é depender.

·  Não seja preguiçoso: A preguiça é a característica mais marcante dos fracos. Seja pró-ativo, motivado e esforçado e conquistará todos os seus objetivos, sejam eles quais forem.

·  Busque a excelência sempre : Não queira fazer as coisas “de qualquer jeito”, pelo contrário, realize suas atividades da melhor forma possível, de modo a atingir a eficiência e eficácia em todas as áreas de sua vida. Em outras palavras, busque ser o “Nº 1”.

·  Forme sua própria cultura: Não herde uma cultura propagada pela mídia, ou seja, pautada na superficialidade, dotada de coisas que não servem para nada. Pelo contrário, forme sua própria cultura, valorizando o Brasil (um país de gente alegre, de várias etnias, etc.) e buscando os valores éticos e morais perdidos ao longo de nossa existência como ser.

·  Influencie os outros: Ajude o próximo a crescer e a trabalhar seus pontos fortes e fracos de modo que ele se aperfeiçoe cada vez mais. Um bom líder é capaz de trazer uma nossa visão para as pessoas que estão ao redor dele.

·  Seja uma pessoa congruente com suas ações: Se você prega que é bom ser honesto, então, seja honesto, se você prega que é bom ser bondoso, então, seja bondoso, enfim, seja coerente com aquilo que você propaga. Pois quem daria crédito a uma pessoa que não vive aquilo que prega?

·  Construa argumentos findados em uma rocha: Seus argumentos somente serão fortes se forem irrefutáveis, e, a única maneira de se conseguir isso é fazendo com que eles sejam construídos em cima de fatos.

·  Seja um pensador: Forme suas ideias, sempre priorizando a criatividade. Um homem reflexivo é capaz de mudar o cenário mundial e causar um transtorno no planeta, apenas com seus pensamentos.

Tomei uma decisão: Vou parar de pagar meus impostos!

Nunca mais pagarei meus impostos e tenho fortes argumentos para fomentar minha decisão, absolutamente!

O Brasil é um país que possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Esses impostos que o governo arrecada devem voltar para o povo brasileiro em benefícios como: Educação, saúde, segurança, emprego, agricultura etc.

No entanto, isso não acontece! O povo brasileiro, na pratica, não recebe esses benefícios prometidos pelo governo e que são de direito do povo.

Sendo assim, é necessário que esse povo que já pagou por esses benefícios (segurança, saúde, educação, emprego, agricultura etc.) pague novamente (duas vezes) se quiser possuí-los de fato, ou seja, de forma privatizada.

Com a quantidade de impostos que pagamos deveríamos possuir um sistema de saúde perfeito, que atendesse a população de forma eficiente e eficaz, no entanto, não é o que acontece.

Quer ver?

1 - Saúde

Sabemos que o Brasil é um país mal administrado, apesar de possuirmos uma das maiores economias do planeta. Na área da saúde o quadro é assustador, pois, apenas uma parcela mínima do PIB é disponibilizada para essa área. Por isso temos tantas cenas inaceitáveis na área da saúde no país, como:

·  Pessoas sofrendo, em longas filas dentro dos hospitais (algumas inclusive morrendo, ou, tendo seu quadro clínico agravado por conta da demora no atendimento).

·  Pessoas se humilhando (literalmente) e pedindo: “Pelo amor de Deus me atenda, por que senão eu vou morrer”!

·  Pessoas sendo tratadas como animais, sem direito a ética, respeito e dignidade, e sem ninguém para defendê-las dessas injustiças;

·  Pessoas que necessitam de uma cirurgia urgente e que esperam na “fila” por meses, e até anos. Algumas morrem por não aguentarem esperar, outras, herdam sequelas por conta da longa espera, enfim, um absurdo!

·  Pessoas que sofrem por conta do preço alto de alguns medicamentos (alguns desses remédios, inclusive, são responsáveis por manter pessoas vivas, e, se forem retirados do paciente, ele morre!) que não podem pagar, tendo que recorrer a órgãos públicos para que eles possam “brigar” para que o cidadão tenha em mãos algo que já é dele de direito!

·  Pessoas que sofrem com as estruturas pífias e medíocres dos hospitais, onde faltam leitos, espaço físico para um conforto maior dos pacientes, onde faltam ferramentas para os médicos trabalharem de forma eficiente, enfim, falta um local adequado para atender as pessoas de maneira digna.

·  Médicos que sofrem com a sobrecarga de trabalho e que são cobrados e pressionados pelas pessoas estressadas (pacientes) que “precisam descontar seu descontentamento em alguém, e, acabam descontando naquele que, também é uma vítima na história toda”

Se uma pessoa quiser ter uma saúde de qualidade no Brasil, ela tem que pagar um plano de saúde particular, pois, o governo não disponibiliza uma saúde de qualidade para os brasileiros. Sendo assim, eu pergunto: “para que pagamos nossos impostos”?

Porque temos que pagar duas vezes para termos saúde no Brasil? Se alguém tiver a resposta, por favor, me ajude, pois eu, não entendo.

2 – Educação

Em um estudo feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) e divulgado no dia 27 de novembro de 2012 pela Pearson., que mede o índice de qualidade da educação de um país (a listagem é resultado do estudo The Learning Curve (A curva de aprendizagem)), os resultados para o Brasil foram uma vergonha. Foram avaliados 40 países, e o Brasil ficou em penúltimo lugar, ficando atrás de países como México, Colômbia, Argentina e Chile. O primeiro lugar ficou com a Finlândia, seguida por Coréia do Sul, em segundo, e Hong Kong, em terceiro. Os testes medem o aprendizado de matemática, leitura e ciências durante o ensino fundamental e é feito uma comparação dos resultados colhidos entre os países em decorrência de dois fatores de aprendizagem: habilidades cognitivas e nível de escolaridade. Após os testes é feita uma avaliação da pontuação entre os participantes.

Veja a lista:

1. Finlândia
2. Coreia do Sul
3. Hong Kong
4. Japão
5. Cingapura
6. Grã-Bretanha
7. Holanda
8. Nova Zelândia
9. Suíça
10. Canadá
11. Irlanda
12. Dinamarca
13. Austrália
14. Polônia
15. Alemanha
16. Bélgica
17. Estados Unidos
18. Hungria
19. Eslováquia
20. Rússia
21. Suécia
22. República Tcheca
23. Áustria
24. Itália
25. França
26. Noruega
27. Portugal
28. Espanha
29. Israel
30. Bulgária
31. Grécia
32. Romênia
33. Chile
34. Turquia
35. Argentina
36. Colômbia
37. Tailândia
38. México
39. Brasil - Vergonha

40. Indonésia

É impossível crescer com essas dificuldades, de nada adianta termos tantos recursos, se não sabemos usá-los. Professores com didáticas ultrapassadas e comportamentos ditatoriais que agem proibindo seus alunos de refletirem e formarem suas opiniões, sem contar que alguns não perceberam que o futuro chegou e que as informações são em tempo real.

O governo também deve tomar sua atitude e perceber que precisamos de investimento pesado na educação, precisamos de alunos motivados, precisamos de professores mais qualificados e com uma remuneração mais digna, de nada adianta propagandinhas sobre educação na TV dotadas de falácias, bravatas e sorrisos falsos para enganar o povo e fazê-los achar que algo está evoluindo por conta de algumas maquiagens, chega de teoria e vamos para a prática.

Se o aluno brasileiro quiser possuir uma educação de qualidade ele precisa pagar para estudar em uma instituição privada. Sendo assim, eu pergunto: “Para que pagamos nossos impostos”?

3 - Segurança

Segurança é outra promessa não cumprida pelo governo, pois, o brasileiro:

·  Não possui segurança nas ruas, pois, as mesmas, são um prato cheio para os assaltantes, que não se importam de roubar crianças, jovens, homens, mulheres, idosos etc. Seja um celular, notebook, tablet, relógio, bolsa, cordão, enfim, quaisquer objeto de valor que a pessoa carregue é alvo dos ladrões que, além de levarem o objeto de valor, ainda ferem e até matam, o cidadão de bem, que caminha sem segurança nas ruas.

·  Não possui segurança em suas residências, pois, a qualquer momento, elas podem ser invadidas. Se o brasileiro quiser dormir em paz em sua casa, ele precisa pagar para ter segurança, instalando câmeras, cercas elétricas, contratando seguranças particulares, enfim, gastar dinheiro.

·  Não possui segurança na empresa que trabalha, correndo risco de ser assaltado em plena luz do dia. Para amenizar a situação, somente gastando dinheiro e pagando para instalar câmeras ou contratando seguranças para vigiarem o local.

Enfim, o brasileiro vive com medo, pois ele não possui segurança em sua vida. Vive assustado, pois, o governo não disponibiliza segurança para ele.

Mais uma vez, o brasileiro precisa pagar duas vezes para ter um item (segurança), e eu pergunto: “Para que pagamos nossos impostos”?

Favelas no Brasil, de quem é a culpa?

Algo inadmissível e inaceitável em um país que possui uma das maiores economias do mundo é a questão das favelas. Sabemos que nossa sociedade vive em prol de acumular riquezas, em outras palavras, vivemos em uma sociedade materialista, avarenta, egoísta e capitalista que só busca o bem estar individual, assim sendo, vemos que a desigualdade social e a pobreza são frutos dessas atitudes.

Por este motivo vemos algumas pessoas com dinheiro sobrando (ao ponto de comprarem aviões, iates, mansões etc.) e algumas pessoas com falta de dinheiro (ao ponto de passarem fome).

Injustiças devem ser combatidas de forma veemente, se não existe mais esse sentimento de justiça no coração da maioria das pessoas, pelo menos no meu, esse sentimento ainda não morreu.

Antes que eu me esqueça, tenho que dizer algo: “O bolsa família é a maior hipocrisia da história do Brasil, absolutamente” quero perguntar algo a vocês: “Se você tivesse um pai que possuísse riquezas incontáveis, tendo inclusive uma frota de aviões, helicópteros e carros importados, você, como filho, aceitaria que ele lhe desse de presente um jumento, para você utilizar como meio de transporte”?

Brasileiro não precisa de esmola, precisa de pessoas de caráter governando o país, é simples assim.

Uma constituição sem moral

·  Pagamento de pedágio é inaceitável, pois, porque temos que pagar taxas em um local que é nosso por direito (pois nós ajudamos a construir, pagando os impostos)? Isso é inconstitucional e abusivo.

·  Ao pagarmos nossos impostos o governo promete nos dar educação, saúde, emprego, agricultura, segurança etc. Mas, fica somente na promessa, não temos nada disso, portanto temos que pagar duas vezes se quisermos possuir tais coisas.

·  Porque os criminosos grandes não são punidos no Brasil, eles tem algum tipo de “blindagem” especial que impede que eles paguem como todos os outros? Ou punimos todos de forma igualitária ou não se pune ninguém, ou, o dinheiro vale mais do que a justiça?

·  Porque no Brasil nós possuímos as drogas em um preço tão baixo e a comida em um preço tão caro?

·  Porque o Brasil irá gastar tanto dinheiro público com a Copa do Mundo (construindo estádios milionários) se possuímos problemas mais sérios e importantes para se resolver (como a saúde, por exemplo)?

A constituição brasileira não tem moral, pois é “rasgada na cara” do brasileiro o tempo todo.

Para finalizar deixo duas frases para reflexão:

“O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir”.

Albert Einstein

“Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança”.

Winston Churchill