Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Para empreendedores de primeira viagem

Determinado que estava, arregaçou as mangas, venceu os obstáculos iniciais e fundou sua empresa de logística em 2006.

Autor: Marinete VelosoFonte: Valor Econômico

Quando o analista de sistemas Maurício Cardoso Júnior decidiu montar uma empresa, impressionou-se com a quantidade de informações e procedimentos que precisou processar. Determinado que estava, arregaçou as mangas, venceu os obstáculos iniciais e fundou sua empresa de logística em 2006.

Segundo Cardoso, criar e gerir uma empresa, vê-la dar os primeiros passos e crescer com saúde e vigor, é uma das melhores sensações que um profissional pode conquistar na vida. "Por vezes, a satisfação vem justamente da superação de momentos difíceis. Mas é preciso coragem e persistência."

Apropriando-se do termo usado para a classificação dos remédios, Cardoso diz que há também um "genérico" para as empresas. Estão aí agrupadas as questões em que todas as empresas são parecidas, como as trabalhistas, contábeis, legais e tributárias.

"Isso tudo se resolve com um bom escritório de contabilidade", afirma. Cardoso dá especial atenção à figura do contador. "A cada dia valorizo mais esse profissional. O contador deve funcionar como um consultor, orientando o empreendedor pelo emaranhado de regras da burocracia. Mas deve ser um contador que tenha as respostas na ponta da língua, fazendo um atendimento ágil e eficiente."

Afora o "genérico" das empresas, há os aspectos peculiares à atividade e estes são os mais complexos. O empreendedor, por exemplo, precisa se preparar muito para entender o ramo de negócio em que pretende atuar. Questões aparentemente simples, como gostar do tipo de atividade escolhida, são decisivas. Também é preciso saber dimensionar a clientela e os concorrentes. "É comum vermos empreendimentos do mesmo setor, localizados lado a lado, com resultados opostos."

Um erro comum do empreendedor provém da própria trajetória de vida, de seu grau de autoconhecimento e de suas habilidades. Um exemplo: a pessoa se entusiasma com a padaria que frequenta e que faz o maior sucesso. Observa o proprietário, aquele sujeito simples, com bem menos escolaridade do que ele e deduz: "Se ele consegue, para mim será fácil".

Errado, observa Cardoso. A escolaridade ajuda, proporciona bases administrativas sólidas, mas, se essa pessoa não for dotada de tino para o negócio, este não deslancha. "A situação ideal é formação acadêmica associada ao tino comercial."

O livro de Cardoso é um passo a passo sobre como criar uma empresa, com recomendações sobre os aspectos que o empreendedor deverá trabalhar para fazê-la crescer. Orienta como fazer um plano de negócios; como estabelecer metas; como compor os preços; como fidelizar clientes; e onde encontrar informações para manter-se atualizado no dia a dia.

Dedica um capítulo à tributação. Explica as diferenças entre as modalidades, como sa do Super Simples, lucro presumido e lucro real. Trata da questão de ter ou não sócios, suas vantagens e desvantagens. Analisa temas relativos aos recursos humanos, como questões trabalhistas e gestão de pessoas, aí incluídas as aspirações e motivações dos funcionários, possibilidades e limitações deles. Tudo de forma sucinta e objetiva.

Simplicidade, pondera Cardoso, é fundamental. "Simplificar significa obter o resultado desejado com o menor uso possível de tempo e recursos, e deve ser o objetivo diário do empreendedor." Mas é um processo que dá trabalho, diz.

Um exemplo de onde esse princípio pode ser aplicado é no item reuniões. Cardoso fez as contas: uma reunião de duas horas com dez participantes custa quase o dobro de uma reunião de hora e meia com sete participantes. São 1.200 minutos de trabalho no primeiro caso, contra 630 minutos no segundo.

Reduzindo o número de pessoas em 30% e o tempo gasto em 25%, a economia chega a 50%. Sua recomendação é, pois, simplificar as reuniões, determinando o tempo de duração e o menor número de participantes possível.

Para Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional, que assina a contracapa do livro, Cardoso mostra um retrato bastante realista do que o candidato a empreendedor vai encontrar ao se lançar no mundo dos negócios.

"Ele não traz respostas prontas, mas sim perguntas, para que o empreendedor reflita e tome decisões conscientes. São dicas essenciais para orientar os empreendedores e colocá-los no caminho certo da profissionalização da gestão, não importa qual seja o tamanho da empresa."

 

"Por Conta Própria - Construindo uma Empresa a Partir do Zero"
Maurício Cardoso Jr. Editora: Nobel. 130 págs., R$ 30,00