Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

O valor do reconhecimento nas empresas

Para alguns profissionais o reconhecimento muitas vezes está relacionado aos benefícios financeiros, já para outros um simples elogio faz toda a diferença.

Autor: Roberta MartinsFonte: Administradores.com

Não podemos deixar de dar importância as vantagens de se ter benefícios financeiros como forma de reconhecimento dentro das empresas. Mas pessoas são únicas e todas têm uma maneira de se sentirem motivadas, umas pelo lado financeiro e outras pelo lado do reconhecimento do trabalho, mais emocional.

O reconhecimento da empresa pelo trabalho do profissional é a sua gratidão, a sua valorização pelas pessoas. Sabemos que a motivação é algo do interior de cada um, mas se a empresa não colabora, não valoriza ou não elogia, o funcionário se sente muitas vezes frustrado e desmotivado para ter novas idéias e contribuir para resultados positivos em sua função e até como pessoa.

Há exemplos de funcionários com excelentes salários e que mesmo assim a maior queixa é a falta de liberdade de idéias ou  realização de tarefas que não gostam, não sentem prazer em realizá-las. São funcionários que acabam perdendo a paixão pelo que fazem por falta de alguém que os incentivem ou que lhes digam palavras de encorajamento e motivação.

O papel do gestor direto de cada profissional é muito importante nessa hora. É ele quem vai observar os pontos fortes e fazer os devidos elogios, e os pontos a melhorar em cada profissional e assim poder incentivar as melhoras e as conquistas. Se você não é um gestor, pode fazer o mesmo com um colega de trabalho do seu setor. O reconhecimento do colega do seu setor também gera grande satisfação para um bom empenho profissional e pessoal, pois eleva a auto-estima com certeza.

Dê feedbacks, valorize seus colegas e gestores, procure reconhecer os esforços e as conquistas de cada um, e principalmente valorize o ser humano . Uma empresa é feita de pessoas e junto com elas estão envolvidos os sentimentos, família, desejos e metas pessoais.

 

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-valor-do-reconhecimento-nas-empresas/74698/