Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Como superar a onda de ceticismo no mercado e lucrar ainda mais em 2014

Uma onda de pessimismo paira sobre os empresários nesse ano: carnaval tardio em março, junho e julho com Copa do Mundo de Futebol e eleições em outubro.

 Uma onda de pessimismo paira sobre os empresários nesse ano: carnaval tardio em março, junho e julho com Copa do Mundo de Futebol e eleições em outubro. Se estes eventos podem assustar o empresariado, o consultor do Instituto Aquila, Christiano Furtado Gomes, nega a previsão dos mais pessimistas. “A fórmula para 2014 é fazer um bom planejamento e, inclusive, podemos chamá-lo de ‘o ano da disciplina’. Os bons gestores são aqueles que gostam de trabalhar e irão se sobressair”, afirma.

Embora a recomendação para elaborar um bom planejamento comece em setembro do ano anterior, quem ainda não fez pode correr atrás do tempo e delinear os passos para 2014. “Planejamento é trazer para o presente o que pode acontecer no futuro. É viver de forma fictícia o próximo ano, antecipando os riscos, problemas e, por meio de uma análise prática do ano passado, definir as principais diretrizes e simular o que irá ocorrer”.

A dica do consultor para que o plano obtenha sucesso ao longo do ano depende de três fatores:1.    Deve ser elaborado principalmente pelos responsáveis ao atendimento da demanda e, depois, ser alinhado com a cúpula da empresa;

2.    As lideranças precisam estar sempre presentes e acompanhar os resultados sistematicamente;

3.    Ser capaz de estimular o funcionário, seja por meio de premiações ou mostrando a capacidade de crescimento dentro do quadro empresarial.

Para espantar essa onda pessimista, a motivação da equipe será a chave para o sucesso do ‘ano da disciplina’. “As pessoas precisam de motivação e o programa de premiação, por exemplo, é uma ferramenta que irá estimular os colaboradores atingir as metas específicas. Esse ano tem Copa do Mundo e, uma sugestão, é oferecer ingressos para um jogo”, propõe Gomes.

Uma equipe motivada trabalha mais e melhor, o que, invariavelmente, atinge o cliente. Cliente satisfeito motiva ainda mais a equipe. “É um ciclo de sucesso que pode ser facilmente atingido em 2014. Basta organização e empenho”, garante o consultor.