Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Os 6 principais mitos sobre os milionários e bilionários

Muitas pessoas acreditam que ser um milionário ou bilionário é viver em um mar de rosas. No entanto, a realidade é bem diferente.

SÃO PAULO – Muitas pessoas acreditam que ser um milionário ou bilionário é viver em um mar de rosas. No entanto, a realidade é bem diferente.

A coach executiva norte-americana Jaime Tardy publicou o livro “The Eventual Millionaire” (O Milionário Eventual, em inglês) após entrevistar 100 milionários. Segundo ela, atualmente é muito fácil conseguir o primeiro milhão, investir e fazer o dinheiro render para, supostamente, garantir o futuro.

Jaime listou, para o site Daily Worth, seis mitos que as pessoas acham sobre as pessoas mais ricas do planeta. Confira:

1 -) Milionários são mais inteligentes
As pessoas tendem a colocar milionários em um pedestal: devem ser melhor ou mais inteligentes do que todos os outros. Mas isso não é verdade.

 Milionários são pessoas comuns que alcançaram objetivos extraordinários, mas eles cometem erros como qualquer outra pessoa. Tanto que muitos entram em dívidas e suas empresas sofrem falência. “A maioria dos que eu entrevistei para o meu livro passaram por aprendizagem e tropeços ao longo do caminho.

A diferença é que boa parte dos milionários têm é um talento especial para estabelecer metas para si e trabalhar em direção a elas, sem deixar que os empecilhos atrapalhem o caminho. 

2 -) Milionários são sortudos
Os endinheirados são os mais sortudos entre nós, certo? Afinal, eles ganharam na loteria, conseguiram dinheiro na primeira tentativa de um negócio e foram contratados para vagas de emprego cobiçadas com salários enormes.

Errado. A “pura sorte” não é o fator principal para alcançar o sucesso. Em vez disso, as pessoas verdadeiramente bem sucedidas fazem a sua própria sorte.

O fundador da empresa Global Wealth Protection, Bobby Casey, por exemplo, ao fundar sua primeira empresa – um negócio de construção de bicicletas – ele precisou bater à porta de 60 lojas até ser aceito para prestar serviços para a rede Wal-Mart. Nesse período, Cassey não tinha dinheiro em caixa e já estava cheio de dívidas no cartão de crédito. Além disso, foram horas de trabalho árduo para chegar onde ele está.

3 - ) Milionários são gastadores
A primeira imagem que as pessoas têm de milionários é de que eles vivem em mansões luxuosas e dirigem carros esportivos. Porém, eles podem ser figuras mais comuns do que o imaginado. O investidor Warren Buffett, por exemplo, mora em uma casa que ele comprou em 1958 por US$ 31.500.

Na maioria dos casos, os milionários chegaram onde eles estão exatamente porque praticam hábitos de poupança e vivem de forma comedida. Eles aprendem a fazer escolhas inteligentes, e eles não param apenas porque atingiu a marca de US $ 1 milhão.

4 - ) Milionários já nasceram ricos
Outro mito comum é de que os milionários nasceram em famílias ricas ou herdaram uma fortuna. Mas nem sempre isso é verdade: uma recente pesquisa da Fidelity Investments mostra que 86% dos milionários são self-made, ou seja, ganharam o seu próprio dinheiro. 

A palestrante e autora do best-seller “First Steps to Wealth” (Primeiros passos para a riqueza, em inglês), Leve Dani Johnson, sofreu abusos durante a infância, se tornou mãe-solteira aos 17 anos e depois de um casamento que não deu certo ela se endividou e ficou desabrigada. O que ela fez para se tornar milionária foi aproveitar as chances que apareceram pelo caminho.

5 - ) Milionários precisam ser destemidos
Embora possa parecer que a única maneira de se tornar um milionário é assumir uma série de riscos, o medo é totalmente normal – mesmo para os bem-sucedidos. Segundo Jaime, 57% dos milionários que ela entrevistou disseram que estavam com receio antes de iniciar o seu próprio negócio, por causa de um possível fracasso, decepcionar familiares e do medo de perder tudo. 

Obviamente, o sucesso exige alguns riscos, mas os milionários aprendem a examinar a oportunidade e analisar o risco. Eles fazem pequenos testes com antecedência para ver se uma ideia vai funcionar. 

6 - ) Milionários tem contracheques milionários
É verdade que muitos milionários ganharam seu dinheiro começando (ou vendendo) seus próprios negócios ou graças a posições de altos salários dentro das organizações. Mas isso certamente não é a única forma de acumular $ 1 milhão. 

No livro " Millionaire Teacher ", Andrew Hallam explica como ele conseguiu economizar mais de US$ 1 milhão trabalhando como professor. Ele poupou regularmente e investiu em fundos de ações de baixo custo.

Além disso, ele afirma que muitos abastados aumentaram seus rendimentos buscando uma segunda fonte de renda, como um segundo emprego ou rendas alternativas.