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Administrando os conflitos no ambiente de trabalho

A administração ou o gerenciamento de conflitos nas empresas ainda é um grande desafio para os gestores.

Não é tão ruim ter um certo tipo de conflito na empresa, pois em algumas vezes serve para mostrar até a competitividade sadia entre os funcionários e a exploração de novas idéias que podem surgir. Por isso, não se deve pensar nos conflitos como algo errado e que está fora dos padrões profissionais, sem os mesmos não poderíamos aprender a lhe dá com eles. Sabemos que as pessoas são movidas a emoções e interesses e isso está ligado diretamente aos motivos que podem levar aos conflitos como por exemplo: a busca pelo status na empresa, interesses em mudança de cargo e chefia, o medo e a ansiedade pelo novo entre outros. O importante é não esconder ou camuflar uma situação de conflito e sim tentar resolvê-la, e os gestores e líderes precisam ter o poder da negociação e atitudes firmes para buscar a causa do problema e não os culpados.

Algumas atitudes tanto de gestores, líderes e colaboradores contribuem para uma boa administração de conflitos: • Gestores e líderes: comprometa os colaboradores pelas buscas de soluções para os problemas; pergunte – O que aconteceu? Desde quando isso acontece? Por que ocorreu o conflito?; mantenha um clima de respeito enquanto conversa evitando ironias ou agressividade na voz; não adie o problema, resolva de imediato; • Colaboradores: evite acusações mútuas; não interrompa seu colega enquanto ele se explica; seja empático com seus pares; não se omita;

Um bom gestor consegue detectar possíveis atritos antes mesmo que se tornem grandes conflitos e já procuram estabelecer planos de ação para evitar problemas maiores no futuro e mais ainda, procuram planejar um ambiente agradável em todos os aspectos como observando e escutando seus colaboradores, para que o mínimo de conflito seja vivido dentro da empresa. Os colaboradores por sua vez têm que fazer o seu papel, não deixando influenciar pelas emoções na hora de pequenos desentendimentos, a inteligência emocional nessa hora prevalece.