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Como se destacar no mundo do trabalho

Em muitas organizações mudar de cargo e subir na hierarquia, nem é tão difícil, porém conquistar a confiança, cumplicidade e o respeito do grupo é o desafio

Quer se destacar no mundo corporativo?

Para isso precisa decidir que líder você precisa ser.

Em muitas organizações mudar de cargo e subir na hierarquia, nem é tão difícil, porém conquistar a confiança, cumplicidade e o respeito do grupo é o desafio.

Liderança é um tema que todos nós temos um conselho para dar a respeito sendo líder ou liderado, porque è parte da experiência  de cada um. A qualidade de lidar com pessoas, de amá-las como elas são e se apresentam durante os momentos corporativos é algo muito complexo que tenho certeza não se aprende rápido e arrisco a dizer que não tem fim este aprendizado. Afinal somos humanos, vivendo num mundo em constantes transformações. Somos seres egoístas e individualistas em minha análise, depois de conviver durante trinta anos com diversas personalidades e caráter em várias situações.

Os gurus da administração tentam passar suas considerações, mas ninguém tem a formula mágica, e nunca terão, é uma eterna busca por palavras e ações que possam ajudar e suportar a quem enfrenta os desafios cotidianos de liderar pessoas no mundo empresarial.

Liderança eu digo que é a pessoa próxima da perfeição, pelo menos pelos avaliados como exemplos de líderes, porque possuem várias competências bem aplicadas nas situações da vida.

Mas que tipo de líder você quer passar como exemplo? Que tipo de líder você segue hoje? Porque existe ausência de líderes positivos hoje no Brasil? Quais os valores que o líder deve possuir? O que faz uma pessoa seguir a outra? Porque você merece ser seguido como líder?

Como citei acima, não existe a receita deste bolo e cada pessoa que viveu ou vive exemplos e experiências, tenta passar as ações que fez ou que presenciou para outras pessoas refletirem e adaptarem a sua realidade no meu caso, que trabalhei em empresas públicas, privadas e mistas ao longo dos últimos 30 anos e passo abaixo algumas de minhas anotações e reflexões sobre o tema. Para que cada um de vocês reflita e passe a desenvolver o seu perfil de liderança. Para isso em primeiro lugar a pessoa tem que desejar ser o líder de um grupo de pessoas, sabendo que para isso requer ser uma pessoas respeitosa, que busque e compartilhe conhecimento, seja persistente, mas ao mesmo tempo resiliente e uma vontade enorme de ajudar pessoas a transformar o mundo, num local melhor para se viver. Não basta estar no cargo de gestor, deve-se ser reconhecido como a pessoa a ser seguida por tudo acima que citei, conquistar esta referência não é fácil, nem simples é grande desafio.

Você sabe qual é o seu perfil de líder? Esclareça isso para você e esclareça seu estilo de trabalho, deixe tudo as claras, escolha pessoas que o complemente, mas que tenha os mesmos sonhos, o mesmo ritmo que você orquestrará. Delegue tarefas, mas crie seu sistema de definição de metas, feedback, avaliações e monitoramento dos indicadores. Crie argumentos para mostrar o caminho. Esta equipe deve confiar e ser confiada por você, isso é motivo é a harmonia da orquestra.

Defina a estratégia, desenvolva-a, você deve estar alinhado ao negócio da empresa e sua área tem que desenvolver a estratégia para a busca da melhor produtividade necessário para o sucesso. Por isso o seu tempo maior é no planejamento bem feito, pensar a longo prazo, sem esquecer o presente, como e com quem fará acontecer, quais funções terá na equipe, deve estar bem claro a responsabilidade de todos, inclusive a sua. Você deve conhecer cada pessoa da equipe, suas competências e capacidade de entrega, deve debater os processos para a busca da excelência, de preferência com indicadores mensuráveis de resultados, tem que ter uma parceria com outras áreas, especialmente Recursos Humanos, para colocar a disposição todas as ferramentas para agir com as pessoas. Treinamento, avaliação e benefícios dentre outros.

Seja o maestro, o treinador, mas seja simples, seja humano e lute para não ser egoísta e individualista. O mérito pela realização não é só seu, tem uma equipe que desenvolveu tarefas e entregou resultados. Defina metas e desafios, reconheça os méritos e premie sempre, comemore, isso oxigena o ambiente, ajudando na produtividade.

Os conflitos aparecerão, e você tem a função de agir rápido para não deixar crescer, não deixe para depois, pode ficar indomável e custar na entrega dos resultados. Isso é inerente do ser humano e o stress para a entrega dos Resultados e os obstáculos que aparecerão, vão causar alguns conflitos na equipe, não subestime isso. Fique de olho, tenha sensibilidade para isso.

Seja participativo e atuante. No planejamento deve-se contemplar a sua presença próxima a equipe, motivando guiando para o caminho definido, elogiando quando necessário, reconhecendo mérito, isso será o balão de oxigênio, quando o clima estiver tenso, perceba isso, olhe a "floresta de cima" e conduza a equipe para longe do foco do incêndio e que todos possam apagar as crises existentes.

Justiça. Esta é uma palavra tão dita neste país, mas quem se acha justo realmente? Para isso, você deve ser na sua vida toda, não somente no pessoal, ou só no profissional. Para isso seus valores morais e éticos devem estar bem definidos, o que é mais importante na sua vida, tem que estar clarificado e como já citado, deve conhecer as pessoas como ninguém.

Isso me leva a uma outra característica importante que é ser verdadeiro, sincero, primeiro com você e depois com as pessoas em sua volta. Você não deve ser paizão, mas também não é carrasco, seja você e foco no planejamento e no resultado que estabeleceu para a equipe. Não tente abraçar o mundo, porque corre o risco de morrer na beira da praia afogado.

Por fim todas essas características acima leva ao dilema que aparece em alguns artigos, sou líder ou sou gestor? No meu entendimento dependendo do momento vivido, você é um ou outro e durante o processo de cumprimento do planejamento e a busca do resultado, será os dois, e isso é bom, isso é humano.

O que ficará para seus gestores, são as entregas de sua equipe, e para a equipe o exemplo de pessoa e profissional que você é, seus comportamentos.