Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Inteligência para encontrar potenciais clientes

O geomarketing é uma técnica de estudo de mercado que consiste em analisar informações em mapas digitais

O geomarketing é uma técnica de estudo de mercado que consiste em analisar informações em mapas digitais. Cada vez mais popular nas empresas brasileiras, essa visão espacial proporciona localizar os melhores locais para envio de mala-direta ou para fazer panfletagem, de acordo com o perfil do público-alvo. Neste tipo de estudo, são consideradas as informações do Censo (número de moradores por renda, sexo, idade etc) e cadastros de empresas, para estimar o potencial de consumo da população que trabalha ou transita na região.

O objetivo desse estudo é predizer quanto dinheiro as pessoas no raio de influência do seu comércio ganham e quanto poderiam gastar no seu estabelecimento. Quer experimentar? Se você possui uma empresa ou ponto comercial, desenhe sua área de atuação no Geoportal Analista. Entre no site www.geoportal.com.br e se cadastre gratuitamente. Comece posicionando num mapa o seu ponto de venda e os concorrentes. Procure entender os limites da sua área de atuação, de onde vêm os seus clientes ou a maioria deles. Considere a distância média que eles se deslocam para comprar seu produto ou serviço e a localização dos concorrentes.

As padarias e bancas de jornal possuem áreas de atuação menores, pois a maior parte de seus clientes vem das proximidades, caminhando. Assim como mercearias, bares e pequenas farmácias, ambos os segmentos atraem pessoas que moram a cinco quarteirões de distância, portanto sua área de atuação é um círculo ao redor do ponto de venda com 500 metros de raio.

A área de atuação do seu ponto comercial pode ser um círculo de 1 ou 2 km de raio (farmácias, salões de beleza ou pet shops), 3 a 5 km (bancos, supermercados ou shoppings), ou 5 a 10 km (lojas de materiais de construção ou comércio de veículos). Algumas áreas de atuação possuem particularidades. Por exemplo, se o seu estabelecimento está localizado em um centro comercial, sua área de atuação será maior.

Já o potencial de um posto de gasolina está diretamente relacionado ao fluxo de veículos nas ruas adjacentes e seus concorrentes são outros postos na mesma via e no mesmo fluxo. Por sua vez, os restaurantes e bares precisam fazer parte da seleção de preferidos dos seus clientes, pois normalmente as pessoas variam sua escolha segundo estilo e gostos, e não apenas pela localização.

Após definir a sua área de atuação, o sistema informa a quantidade de potenciais clientes ao alcance do seu ponto comercial. Refine as características do seu público-alvo – como domicílios de classe A ou classe AB, ou quantidade de mulheres de 25 a 40 anos, ou quantidade de homens com renda entre R$ 2 mil e R$ 5 mil por mês, ou empresas de um determinado perfil ou ramo de atividade – e adquira uma lista de endereços para envio de mala-direta ou seus telefones de contato para ações de telemarketing ou planeje sua panfletagem.

Estas empresas, que possuem conhecimento técnico de geomarketing, podem extrair ainda mais valor das novas ferramentas. Hoje a sua maior dificuldade é mapear grandes quantidades de clientes, pois milhares de endereços não são localizados. Algumas grandes empresas já comprovaram que as novas ferramentas produzem resultados duas vezes melhores que seus concorrentes.

As novas tecnologias também mapeiam endereços de clientes automaticamente e compartilham análises de geomarketing online. Desenvolvidas já no Brasil contam com atualizações mensais de mapas, o que é muito importante para diversas operações, como logística, trade marketing e vendas. Elas são tão importantes que, em alguns casos, não se pode emitir boleto de cobrança se o endereço não estiver validado no sistema. Na prática, quando a rua é nova e não está mapeada, a empresa precisa saber como enviar o boleto antes mesmo que os Correios definam o CEP daquele endereço.