Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Design responsivo: por que ele é importante para seu site?

Graças ao design responsivo, é possível criar uma única programação e, com ela, tornar seu site adaptável automaticamente a qualquer tela

O mundo hoje, definitivamente, é digital. Nenhum negócio, seja um pequeno empreendimento ou uma multinacional, pode desprezar o poder da internet. E a internet, agora, é multitela. As pessoas continuam acessando a grande rede pelo desktop ou notebook. Mas é cada vez maior a quantidade de gente que acessa pelo celular, pelo tablet e, em algum tempo, também será pelo relógio, pelos óculos. Se os seus canais não estiverem pronto para apresentar sua empresa ou produto nessas diferentes plataformas, seus concorrentes estarão. E tomarão seu lugar no coração e na mente de seu consumidor.

Mas como ter um site adaptado para tantos formatos diferentes? Você vai precisar fazer um site à parte para cada plataforma? Durante um tempo, a resposta a essa última pergunta, de certa maneira, foi: sim. Para ter um site legível e navegável em múltiplas plataformas, era necessário criar uma programação específica a ser exibida em cada formato. Mas as coisas mudaram.

Graças ao design responsivo, é possível criar uma única programação e, com ela, tornar seu site adaptável automaticamente a qualquer tela. O funcionamento é simples: o site se ajusta ao tamanho do dispositivo sem que, para isso, seja necessário carregar um código separado.

Isso resolve diversos problemas, como o risco de duplicidade de páginas, em casos de falhas na programação. Essa repetição de páginas, inclusive, é um problema sério para a indexação de seu site nos buscadores. O algoritmo do Google, por exemplo, pune e restringe a exibição, em seus resultados, de sites que têm conteúdos repetidos.

E, por falar em Google, o gigante das buscas também anunciou recentemente que, considerando a importância do mobile, vai punir sites que não têm ou são adaptados para dispositivos móveis.

A importância de se adaptar

Pense bem: seu prospect espera das empresas que busca sempre a melhor experiência. Isso pode ser decisivo para uma compra. Se ele entra em seu site pelo celular e o que vê é apenas uma página minúscula, com letras ilegíveis, que exigem um esforço gigante com zooms e mais zooms para conseguir ver o que está escrito, ele desiste. No mínimo, vai achar que sua empresa não se importa com o cliente (o que, na prática, não será mentira).

As possibilidades de conversão em sites responsivos são muito maiores. Pense, por exemplo, que um consumidor pode ter uma necessidade na rua, buscar a solução pelo celular e acabar no seu site. Se suas páginas são bem elaboradas, as chances de conversão serão muito maiores.

E então: está esperando o quê para tornar seu site responsivo?