Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

O problema não está nas pessoas

Peter Drucker já disse há muito tempo que o ativo mais importante da empresa é o capital humano

O professor e escritor Rubem Alves disse em um dos seus livros que “as coisas são os nomes que damos a elas”. Esta forte mensagem é simplesmente espetacular, pelo seu poder de síntese e esclarecimento. Seguindo a máxima do professor Rubem Alves, para a pessoa que diz “viver é sofrer”, a vida irá provar a ela que viver é sofrer. Para a pessoa que diz “viver é aprender”, a vida irá provar a ela que viver é aprender, pois quando o sofrimento surgir, essa pessoa em vez de dizer “nasci para sofrer”, dirá “que lição preciso tirar desse meu sofrimento”. Aproveito dessa analogia para reforçar que aquele líder empresarial que diz “o problema está nas pessoas”, a vida irá provar a ele que o problema está nas pessoas. Mas aquele líder empresarial que diz “a solução está nas pessoas”, a vida irá provar a ele que a solução está nas pessoas. Qual então deve ser a escolha sensata e corajosa do bom líder empresarial: dizer que “o problema está nas pessoas” ou dizer que “a solução está nas pessoas”?

O líder empresarial que escolhe a segunda opção, em vez de criticar o colaborador, irá criticar o sistema adotado e procurará mudá-lo. E sobre a importância do “sistema” vejamos o que nos tem a dizer um consultor empresarial que é referência mundial. Até para darmos o devido valor ao comentário que iremos ver, passo-lhe antes, caro leitor, uma curta e verdadeira história.

Todos nós sabemos que o Japão deu um salto progressista até então inimaginável pela sua pequena dimensão territorial, pelo seu, até então, atraso tecnológico, pela sua radical cultura milenar e pela herança destruidora que trazia da fatídica Segunda Guerra Mundial. Um consultor norte-americano foi o grande responsável por essa virada histórica. Não tendo suas idéias aceitas em seu país de origem, esse consultor radicou-se no Japão para lá implantar o seu revolucionário conceito, que hoje é universal: “Qualidade Total”.

Você já sabe, caro leitor, que estou falando de W. Edwards Deming. Esse brilhante e lendário consultor, que revolucionou o mundo corporativo, nos deixou vários legados, dentre eles importantes ensinamentos oriundos de sua vivência e experiência. Uma de suas mais fundamentais conclusões nos propicia a base de nossas ações na área do pessoal. Ensina-nos Deming: “A maioria dos problemas das organizações não tem a ver com o pessoal, e sim com o sistema”, mensagem esta que o bom senso nos leva a enterrar de forma definitiva o malfadado “o problema está nas pessoas”, substituindo por “a solução está nas pessoas”.

Aliás, Peter Drucker já disse há muito tempo que o ativo mais importante da empresa é o capital humano. Pena que levamos tanto tempo para descobrir esta verdade cristalina.