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Veja o que fazer para ser um profissional competitivo em tempos de crise

É indispensável conhecer as novas ferramentas em gestão de negócios para se mostrar interessante para o mercado; confira as principais dicas

Quando um país passa por dificuldades financeiras, qualquer profissional corre o risco de, em algum momento, poder perder o emprego. Para minimizar as chances de problemas, é importante sempre buscar uma qualificação proativa.

Na hora de contratar alguém, as empresas mostram interesse por algumas qualidades específicas, como comprometimento, facilidade de comunição e interesse pelo propósito do trabalho. Pensando niso, Norberto Chadad, CEO da Thomas Case & Associados, fez uma lista com as principais dicas para se tornar um profissional mais competitivo. Confira:

1) Esteja sempre atualizado

É indispensável conhecer as novas ferramentas em gestão de negócios para se mostrar interessante para o mercado. Isso, além de ser essencial para a manutenção do emprego, também torna a pessoa competitivo no caso de participação em algum processo seletivo. O segredo não está apenas em fazer o trabalho diário que é pedido, mas, também, em apurar exemplos e dados que possam ajudar a dar propostas interessantes para a organização.

2) Conheça a empresa

Também é importante saber quais dessas ferramentas se identificam com os negócios da empresa que você trabalha ou pretende trabalhar e que possibilitem mais agilidade nas atividades diárias, evitando erros e reduzindo custos com infraestrutura.

3) Procure aperfeiçoamento

Durante a crise, é necessário fazer uma boa gestão financeira. Por isso, o investimento em aperfeiçoamentos deve caminhar junto com a política financeira, fazendo com que a análise de custo-benefício se torne de suma importância.

4) Desburocratize os processos

É importante ter uma visão moderna e digital. Portanto, quanto menos burocráticos forem os procedimentos melhor para a fluidez dos fluxogramas das atividades. Busque a inovação para quebrar rotinas tradicionais e superadas. Não é só porque a metodologia da empresa sempre funcionou que os custos não possam ser reduzidos e os benefícios não possam ser potencializados por meio de novas estratégias.

5) Criatividade

Quando algo novo surgir em sua mente, avalie com atenção, pois pode ser algo útil ao seu trabalho. Incertezas são habituais em época de crise, portanto, aprenda a lidar com elas. Tire proveito da crise para crescer como profissional. Seja um bom observador, procure conhecer bem os seus parceiros e, em caso de corte de pessoal, analise o perfil dos que foram demitidos.