Rua Cantagalo, 222 - 1º Andar, Tatuapé - São Paulo/SP

  • (11) 2227-7480

Consumidores anseiam por novas formas de pagamento

O estudo Visa Covid-19 Consumer Sentiment mostra que há uma expectativa por inovações como compras em redes sociais, pagamentos via aplicativo de mensagem, biometria, criptomoedas entre outras

Há um interesse crescente por novas formas de pagamento na América Latina e no Caribe, indica a terceira rodada do Visa Covid-19 Consumer Sentiment, estudo sobre as preferências dos consumidores durante a pandemia.

De acordo com o levantamento, 78% dos entrevistados na região esperam usar algum tipo de tecnologia no futuro e esperam inovações como compras em redes sociais, pagamentos via aplicativo de mensagem, biometria, criptomoedas entre outras formas.

O estudo mostra ainda que em dezembro de 2020, 48% dos consumidores disseram ter usado o pagamento por aproximação (cartões, carteiras digitais e acessórios inteligentes), ante 23% em abril. As carteiras digitais continuam ganhando terreno e 20% dos consumidores dizem usá-las nos pontos de venda.

A tendência de pagamentos por aproximação confirma os padrões de consumo observados entre os portadores de cartão na América Latina e no Caribe. Em novembro de 2020, a penetração dos pagamentos por aproximação na região ultrapassou a marca de 15%, o que representa um crescimento anual de 130% na comparação com novembro de 2019.

"Os consumidores estão aprendendo a viver em um ambiente mais dinâmico e fragmentado. Eles saem mais e procuram formas mais seguras e inteligentes de comprar e pagar", disse Vanesa Meyer, vice-presidente de Inovação da Visa América Latina e Caribe. "As mudanças de comportamento provocadas pela pandemia, que antes pareciam temporárias, estão se tornando permanentes, fazendo surgir um novo perfil. Um consumidor que compra em qualquer lugar e a qualquer momento, especialmente se houver opções de pagamento por aproximação disponíveis."

O estudo também descobriu que o interesse pelo comércio eletrônico continua forte - quase metade dos consumidores disseram comprar pela internet uma ou mais vezes ao mês, ao passo que 71% planejavam manter a atual frequência de compras on-line.

Além de terem aumentado o uso de cartões de crédito e débito, os consumidores também disseram estar usando cada vez mais as carteiras digitais nas compras pela internet (26%), pois as consideram os métodos mais seguros para pagar on-line.