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Marketing Contábil: Guia básico para conseguir clientes através da internet

Que o marketing é fundamental para todos os ramos é completamente inegável. Afinal, é o grande responsável por divulgação dos serviços, consolidação do nome da marca e abertura de campo para novos clientes. Se tratando do nicho contábil, o cenário é exatamente o mesmo.

Que o marketing é fundamental para todos os ramos é completamente inegável. Afinal, é o grande responsável por divulgação dos serviços, consolidação do nome da marca e abertura de campo para novos clientes. Se tratando do nicho contábil, o cenário é exatamente o mesmo.

Dentro desse meio é fundamental seguir algumas regras na hora de fazer a publicidade. Por se tratar de um meio mais “sério”, várias das estratégias de anúncio comuns não se aplicam. Desse modo, é preciso estar sempre reinventando e estudando o mercado para descobrir novas técnicas.

Sabendo disso, separamos aqui tudo sobre marketing contábil e uma série de dicas básicas para quem deseja aumentar a cartela de clientes. Confira abaixo as dicas!

Melhores dicas para conseguir clientes para contabilidade em 2020

A publicidade é um ramo que está em constante mutação. O que era tendência alguns meses atrás atualmente pode não fazer mais sucesso. Ou seja, para atingir seus objetivos é preciso estar sempre atualizado dentro desse mercado.

Com base nisso, separamos aqui as melhores dicas de marketing contábil e que trarão resultados efetivos nesse ano. Dessa forma, vai ficar bem mais fácil atingir seus objetivos com seu negócio e ainda conseguir novos clientes todos os dias!

Escolha o seu público-alvo com exatidão

Pode parecer clichê falar sobre a escolha do público-alvo, no entanto, principalmente dentro do marketing contábil, essa é uma etapa indispensável. Afinal, os ramos e segmentos disponíveis são muitos. Caso a escolha não seja realizada, a divulgação será tão ampla que acabará não atingindo ninguém em específico.

Sabendo disso, pense bastante em qual público você se identifica e deseja atender com mais frequência. Alguns exemplos são pequenos empreendedores que estão começando a obter seus lucros ou prestadores de serviços com renda de até 80 mil reais por ano. Quanto mais você segmentar, mais conseguirá focar em propaganda de qualidade.

Vale ressaltar que estabelecer um público-alvo não quer dizer exatamente que você só poderá trabalhar com ele. Afinal, se tratando se conseguir mais clientes, todos eles são bem-vindos.

Porém, quando se sabe quem você deseja atingir com suas estratégias de marketing, elas podem ser elaboradas de maneira mais concisa. Isso ajuda a acertar as pessoas certas e atraí-las para o seu negócio.

Incentive a indicação por parte dos seus clientes

Pode parecer difícil de entender, mas valorizar os clientes já existentes é a estratégia de marketing contábil mais efetiva para conseguir novos consumidores.

Isso ocorre por um motivo bem simples: cliente satisfeito permanece, indica e recomenda os serviços aos seus amigos.

Sabendo disso, sempre incentive seus clientes a recomendar seu trabalho para outras pessoas. Através dessa simples atitude é possível duplicar ou triplicar a cartela atual.

Quando atender uma nova pessoa, pergunte se você foi indicado por alguém. Além disso, também questione como ela conheceu o seu trabalho e porque chegou até você. Através dessas simples perguntas é possível conhecer o contexto de mercado do seu cliente e verificar se ele pode fazer indicações de novas pessoas a você.

Outra boa ideia é criar uma espécie de bonificação para aqueles clientes que indicam novas parcerias. Sorteio de brindes, descontos e até mesmo isenção de mensalidades são ótimos incentivos que fazem a diferença para você e para os seus consumidores.

Aposte no marketing de conteúdo

O marketing para contadores está diretamente envolvido com o marketing de conteúdo. Afinal, ele é uma das tendências que mais crescem no Brasil e uma das mais capazes de atrair clientes facilmente.

Chamamos de marketing de conteúdo aquele tipo de publicidade que não tem como único objetivo a venda, mas também a disseminação de informação. Podem ser textos, vídeos ou imagens, desde que ajudem os clientes com questões até então desconhecidas.

O conteúdo pode ser postado em diversos locais diferentes. As redes sociais, por exemplo, são uma ótima ideia de lugar que gera engajamento e que pode ser encontrado facilmente pelo público. Sendo assim, crie perfis no Instagram, Facebook e adote também a conta do WhatsApp Business.

Outra ideia que faz a diferença é criar um blog para postar o conteúdo. Ele pode dar um pouco mais de trabalho, mas também transmite maior credibilidade, além de te ajudar a ficar bem posicionado dentro do ranking dos buscadores.

Os textos criados por você devem ter muita qualidade e trazer conteúdo relevante ao público. Questões como porcentagens de juros e temas como imposto de renda geram bastantes dúvidas e podem ser ótimas ideias de temas para as publicações.

Caso opte pela criação de vídeos, invista em material de qualidade, para que tudo tenha um aspecto profissional. Dessa forma, quando os clientes te encontrarem, automaticamente perceberão que seu trabalho é sério e possui credibilidade. Sendo assim, te procurarão também no mundo real para ajudar com as finanças de seus negócios.

Crie uma identidade visual marcante

Se existe algo que faz muita diferença dentro do marketing contábil, com toda a certeza é uma identidade visual bem criada. Ela é capaz de transmitir respeito, informação na medida certa e chamar atenção para os serviços ofertados por você.

Sendo assim, quando iniciar a parte publicitária do seu negócio, vale a pena pagar um design para criar a identidade e o perfil da sua marca. Dessa forma, você terá material disponível para utilizar online, na vida real e ainda conseguirá manter tudo dentro de um mesmo padrão.

A criação de um logotipo que chame bastante atenção é indispensável. No entanto, é sempre bom ressaltar que o meio contábil exige decoro, sensação que também deve ser transmitida. Sendo assim, cores fortes, mas não muito contrastantes entre si são uma boa opção.

Ao criar sua identidade visual, peça que sejam formulados diversos tipos de materiais para utilização. Uma imagem de qualidade para o perfil das suas redes sociais, artes para o seu cartão de visita e capa das redes e até mesmo um padrão a ser utilizado nas suas postagens.

Com essa simples atitude é possível fazer com que todos os clientes te reconheçam rapidamente, sem precisar pensar muito. Sendo assim, você será o primeiro nome a vir em mente quando alguém pedir uma indicação de negócio contábil a eles.

Não deixe o marketing tradicional de lado

Mesmo que o marketing digital esteja se tornando o carro chefe de toda a publicidade contábil, é preciso também não esquecer das estratégias de marketing tradicional. Dependendo do tipo de público-alvo escolhido elas podem ter um alcance até maior. Sendo assim, não devem ser deixadas de lado.

Além dos famosos cartões de visita, crie também flyers para divulgação. Eles devem conter todos os tipos de serviço oferecidos por você, bem como seus telefones de contato e endereço. Com isso, qualquer pessoa que ler as informações saberá onde te encontrar.

Ademais, não esqueça também da importância de ter uma boa placa indicando o seu local de atendimento. Ela deve conter o nome do seu escritório e também o seu logotipo. Dessa forma, quem passar em frente a sua sede, lerá o seu nome e saberá indicar onde existem escritórios contábeis na sua cidade.

Praticar o marketing para contadores pode ser uma tarefa um pouco difícil no começo. Afinal, ambas as profissões são bem diferentes e possuem campos de atuação bem distintos. Porém, conhecer as técnicas básicas de divulgação é fundamental para quem deseja ver seu negócio sempre crescendo.

Sendo assim, anote todas essas dicas e comece hoje mesmo a trabalhar nelas. Com toda a certeza, você verá os números do seu negócio crescendo a cada mês mais!