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Será que você tem as habilidades que serão mais procuradas no mercado de trabalho?

Habilidades comportamentais receberão ainda mais relevância depois da crise causada pela pandemia, já que são importantes para a evolução dos negócios

Se você não trabalha em equipe ou não tem uma comunicação assertiva, saiba que suas chances de ascensão na carreira ficarão reduzidas. É o que revela o levantamento inédito Habilidades 360°, desenvolvido pelo PageGroup, consultoria mundial de recrutamento executivo especializado. De acordo com a pesquisa, entre as habilidades mais requisitadas e valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina figuram o trabalho em equipe (47,5%), inteligência emocional (33,8%), comunicação assertiva (28,8%), domínio de um segundo ou terceiro idioma (36,8%) e de análise estatística (32,7%).

Os dados levantados pelo PageGroupe revelam que as habilidades comportamentais receberão ainda mais relevância depois da crise causada pela pandemia, já que são importantes para a evolução dos negócios em momentos de instabilidade. Além disso, ainda segundo o levantamento, competências técnicas transversais - úteis às diferentes áreas da empresa - também serão promovidas entre os colaboradores, utilizando como base o pensamento lógico correspondente a uma nova realidade integrada.

Segundo Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil, as transformações provocadas pela covid-19 estão redesenhando o olhar do mundo do trabalho. "Gerenciar com a incerteza, adaptar-se rapidamente e entender a mudança como uma constante são os três principais aprendizados que sociedade, organizações e pessoas tiveram que aprender com a pandemia. Então, nunca foi tão importante entender quais as são as habilidades mais demandadas no novo cenário e como recrutar e selecionar esses talentos ", analisa.

Participaram do levantamento, realizado em setembro deste ano, 3 mil executivos de cargos de alta e média gestão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.

Habilidades mais valorizadas em grandes empresas

Entre as habilidades técnicas mais valorizadas por lideranças de grandes empresas da América Latina estão ser bilíngue ou trilíngue (36,80%); ter domínio de processamento de dados (32,80%) e de análise estatística (32,70%). Já entre as habilidades sociais mais valorizadas, estão o trabalho em equipe (47,50%); a inteligência emocional (33,80%) e a comunicação assertiva (28,80%).

"Como reflexo da pandemia de covid-19, essas habilidades serão ainda mais reconhecidas, principalmente as que agregam em diferentes áreas e as que se relacionam diretamente ao mundo virtual, já que os novos modelos de trabalho, como o home office, provocaram a digitalização acelerada de diversos segmentos", destaca Gil.

Habilidades mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho

Na avaliação dos executivos pesquisados, 78% disseram que ter equilíbrio entre as competências comportamentais e técnicas seria essencial, já que permite às organizações lidarem melhor com momentos de crise e incerteza. Para 65%, obter melhores resultados econômicos (65%), enquanto 62% avaliam criar sinergias entre as áreas da empresa e 38,8% serem mais inovadoras (38,8%). No entanto, 80% dos executivos respondentes afirmaram que não contratariam um talento que atenda às competências técnicas, mas não às habilidades sociais exigidas.

Entre as habilidades comportamentais mais difíceis de se encontrar no mercado, estão a inteligência emocional (57%); a comunicação assertiva (42%); a resolução de conflitos(38,8%) e a liderança (33%).